Engana-se quem encara as empresas como entidades autossuficientes e isoladas. Na verdade, esse tipo de conceito já não se sustenta mais e pode prejudicar o sucesso dos negócios. Sendo assim, o relacionamento com fornecedor é muito importante e deve ser cultivado de forma sólida, a fim de obter os melhores serviços, condições de pagamento e preços amigáveis.

Eles são verdadeiros parceiros, uma vez que garantem os insumos para que as atividades da sua companhia sejam realizadas, e isso pode ser determinante para alcançar um lugar de destaque no mercado.

Afinal, como se relacionar com empresas parceiras da melhor forma possível? A seguir, separamos algumas dicas que podem ser fundamentais. Continue lendo o post e saiba mais!

1. Mantenha canais de comunicação eficientes

A comunicação é uma grande aliada quando o assunto é negócios. Constitua uma relação estreita e clara com os fornecedores por meio de canais eficientes e não se esqueça de que a troca de informações é algo fundamental, e por isso, precisa ser atualizada constantemente.

Portanto, crie um plano de comunicação esclarecendo quais serão os meios para manter um diálogo fácil e ágil. Utilize-os bem e seja transparente e objetivo para não deixar que as dúvidas interfiram nas negociações. Afinal, é importante ter segurança em relação às expectativas e ao serviço contratado.

2. Alinhe os processos

Imagine o transtorno que a sua empresa teria se ficasse sem matéria-prima em plena produção. Isso é impensável nesses tempos de competitividade acirrada, e por isso, o conceito de cadeia de suprimentos é essencial e estratégico.

Esse é mais um motivo para manter um relacionamento de qualidade com os fornecedores. Assim, você assegura o estoque em dia, entregas rápidas e material correto para suprir a produção. Contudo, para que tudo flua bem, construa acordos claros e engajados com os seus processos internos.

Na prática, é preciso ficar atento às demandas dos clientes a fim de fazer a previsão adequada do estoque. Junte a essa conduta a escolha de um fornecedor que consiga alinhar as entregas às suas necessidades frente a clientela. Dessa forma, fica mais fácil evitar a perda de vendas mantendo a fidelidade e a confiança dos consumidores dos seus produtos — assim todos saem ganhando.

3. Estabeleça relações de parceria

Reforce a sua parceria aliando-se aos seus fornecedores. Assim, você melhora a qualidade dos produtos e serviços e ainda diminui os riscos ampliando a colaboração mútua.

Você pode estabelecer esse vínculo demonstrando ao seu parceiro os benefícios que terá ao se unir a você. Deixe clara a sua intenção de divulgar o trabalho dele e o quanto ambos podem crescer juntos trabalhando em conjunto. Mas lembre-se de cumprir o prometido, afinal, para que haja confiança, é preciso que a outra parte veja os resultados na prática.

4. Acompanhe indicadores

Embora pareça contraditório, fazer avaliações de desempenho também é importante para aumentar a qualidade do seu relacionamento com os fornecedores. É dessa maneira que se tem condições de verificar onde e como aperfeiçoar, e nada melhor que usar KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) tanto para a sua equipe interna quanto para os parceiros.

Os indicadores precisam estar bem claros e os critérios usados devem ser minuciosamente conhecidos por todos os envolvidos na avaliação de desempenho. Só assim é possível determinar uma melhoria contínua.

5. Valorize os bons fornecedores

Um relacionamento com fornecedor consistente também se preserva por meio de reconhecimento dos serviços prestados. Por isso, valorize o trabalho dos seus fornecedores com elogios, novas indicações e, até mesmo, premiações. Isso serve como estímulo para que as pessoas se esforcem ainda mais, pois, terão a sensação de que todo o empenho valeu a pena.

Contudo, há sempre a possibilidade de ocorrer algum tipo de dificuldade durante a parceria. Para minimizar esses contratempos, é sempre bom cultivar o diálogo ao longo do convívio. Assim, quando algo desagradável acontecer, fica mais fácil resolver a questão.

Quando se fala em estratégias para um negócio de sucesso, o relacionamento com fornecedor raramente é citado entre as estratégias mais importantes. No entanto, jamais pode ser negligenciado, afinal, é isso o que dá suporte para que o seu empreendimento funcione adequadamente.

Se você costuma seguir as dicas apontadas, deixe o seu comentário e contribua com a sua experiência no assunto!

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