Cerca de 50 anos atrás, pouca gente imaginava que toda essa revolução tecnológica estaria completamente incorporada no nosso cotidiano. As máquinas e o mundo online já são grandes aliados na maior parte das tarefas diárias. Entender o que é internet das coisas ajuda a compreender a complexidade dessa nova realidade.

Nos últimos anos, foi alterado o formato do trabalho em diversos segmentos. E o seu impacto só tende a aumentar e se alastrar.

Nosso papel agora é acompanhar os mecanismos de conexão de dispositivos e compreender como a sua empresa pode aplicá-los para ajudar a tornar o cotidiano mais ágil e versátil. Mas, do que se trata tudo isso, afinal?

O que é e como funciona a IoT?

Em 1991, já surgiram as primeiras ideias sobre conexão de objetos à internet. O cofundador da Sun Microsystems, já havia pensado nessa possibilidade de dispositivo para dispositivo (“device for device”). Em 1999, Kevin Ashton, propôs a expressão IoT em um artigo publicado no RFID Journal sob o título: “A Coisa da Internet das Coisas”.

IoT é a sigla em inglês para Internet of Things, a internet das coisas. Essa expressão se refere à conexão entre dispositivos e permite a coleta de informações e compartilhamento de diferentes dados. Dessa forma, é possível conseguir progredir significativamente nos sistemas de produção, na logística e na experiência do consumidor, sendo essas algumas de suas aplicações.

Estamos presenciando a fusão gradual entre o mundo digital e o físico. A impressão de que isso está se tornando apenas um já pode ser sentida. A internet das coisas tem mostrado um cenário de ficção científica transbordando para a nossa realidade, cada dia mais rápido.

O objetivo é conectar os itens que usamos rotineiramente à rede mundial de computadores, o que já influenciou o nosso jeito de viver, analisar e pensar sobre tudo o que nos cerca. O impacto social e comportamental é visível.

Hoje, a IoT pode ser aplicada a praticamente todas as coisas. Você a encontra nos aplicativos de smartphones, em big data, câmeras de monitoramento, carros inteligentes, bilhetes eletrônicos de transporte coletivo, sistemas de impressoras, monitoramento de veículos, elevadores, geladeiras, óculos e por aí vai.

Sua aplicação é extremamente útil na medicina, ajudando a alavancar os processos de atendimento, cirurgias, exames e todo tipo de procedimento que, antes, era impensável. Na rotina das empresas, será fundamental para a segurança no trabalho, viabilizando o desenvolvimento de trajes inteligentes, com capacidade para captar dados e decidir o grau de segurança dos colaboradores em suas operações.

Outras vantagens serão amplamente usadas nos ambientes de trabalho, como análise de dados sobre o andamento das atividades em todos os setores, incluindo as linhas de produção. Além disso, a conexão com a internet facilitará a programação e a reconfiguração em tempo real, superando qualquer expectativa.

Qual é a influência da IoT no outsourcing de impressão?

A influência da IoT no outsourcing de impressão é a melhor alternativa para revolucionar o rendimento do trabalho das empresas. Com a internet das coisas nas impressoras, é possível saber quanto um cartucho ou toner está consumindo, as ocorrências de atolamento de papel, a quantidade de folhas que são usadas, os formatos utilizados e outras tantas informações e possibilidades de monitoramento.

As empresas podem optar pela terceirização dos serviços de impressão e deixar de se preocupar com o gerenciamento de suprimentos, peças, configurações e manutenção de equipamentos, já que tudo isso é administrado pela empresa contratada.

Os ganhos são incontáveis e provocam um impacto positivo significativo nos custos totais, além da contribuição para o meio ambiente, uma vez que, com uma gestão adequada, serão descartados muito menos resíduos na natureza.

Enquanto isso acontece, todos os recursos internos, inclusive de pessoal, são direcionados estrategicamente para suprir as necessidades das atividades fim da organização e todos saem ganhando. Tantas mudanças demonstram a importância de saber o que é internet das coisas e como aplicá-la cada vez mais.

Quer saber mais sobre essas e outras tecnologias inovadores? Acompanhe a gente no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo!

O post O QUE É INTERNET DAS COISAS E QUAL O SEU IMPACTO NO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO? apareceu primeiro em Blog | Premier do Brasil.

Source: Blog Posts