Você sabe o que é comodato e como diferenciá-lo do outsourcing? Esses termos são frequentemente confundidos no meio corporativo, principalmente por aqueles que não estão acostumados a lidar com o assunto.

No entanto, há distinções claras que são fundamentais para ajudar você a tomar a decisão correta na hora de firmar qualquer contrato. Pensando nisso, preparamos este post a fim de discorrer sobre essas questões e apontar o melhor caminho para quem pretende terceirizar serviços. Fique com a gente e saiba mais!

O que é comodato e o que é outsourcing?

Comodato

Essa expressão se refere ao empréstimo gratuito de um bem que não pode ser trocado por outro igual a ele. Podemos usar o exemplo de um imóvel cedido para que alguém o utilize sem pagar nada por isso, quando ocorre uma cessão em comodato. No entanto, para que o contrato tenha validade, é necessário firmar uma data para devolução, mesmo que o prazo estipulado seja indeterminado.

Nessas obrigações, o único compromisso de quem recebe o bem é de devolvê-lo no mesmo estado em que se encontrava, dentro das mesmas condições e no prazo acordado. Juridicamente, o comodato é reconhecido como uma modalidade de empréstimo de bens não fungíveis, que não podem ser substituídos por outro, ainda que seja idêntico em quantidade e valor.

Outsourcing

O termo está relacionado à contratação de serviços terceirizados que serão responsáveis por gerir um determinado setor da empresa contratante. Com isso, se torna possível redirecionar todos os esforços da equipe de colaboradores desse departamento em questão para as atividades-fim da organização. O principal intuito é o de melhorar a produtividade.

A confusão com o termo comodato acontece em razão do sistema usado no outsourcing, que pode ser realizado por meio de empréstimo de equipamentos. Porém, há a cobrança mensal de uma taxa referente ao valor do serviço prestado pela empresa contratada.

Algumas companhias de outsourcing cobram o aluguel dos equipamentos destinados ao serviço por um valor que varia conforme a produção ou por unidade produzida, dependendo da atividade.

Quais são as diferenças entre as duas modalidades?

A diferença essencial entre comodato e outsourcingé que o primeiro não implica em gastos em relação ao empréstimo e o segundo envolve algum tipo de valor a ser pago.

Contudo, a distinção fundamental entre as duas formas de contrato é a totalidade do serviço que precisa ser prestado. Isso é determinante durante a negociação entre as empresas envolvidas, considerando que o comodato costuma não incluir manutenção ou outra necessidade desse tipo.

Sendo assim, a empresa contratante precisa arcar com todos os gastos e problemas por sua própria conta. E, quando se trata de outsourcing de impressão, essas despesas podem acabar saindo mais caras que o previsto, além da mobilização de pessoal necessária para resolver problemas que poderiam estar nas mãos de especialistas capacitados para tal.

Por isso, o outsourcing já inclui uma prestação de serviços mais ampla, justamente para ajudar o negócio a fluir em todas as suas etapas. Aqui, podemos exemplificar imaginando que uma organização está contratando uma empresa especializada em outsourcing de impressão que, por sua vez, oferecerá todas as impressoras, a manutenção, os insumos e o pessoal treinado para gerir o serviço.

Para a maioria das companhias, sem dúvida, o outsourcing tem muito mais chances de ser vantajoso, dependendo da estrutura da empresa contratante, da demanda de trabalho e do quanto o dono do empreendimento está disposto a investir.

Diante dessas diferenças apontadas, para toda organização que pretende concentrar energia no coração de seu negócio é muito mais benéfico investir em outsourcing. Assim, o time inteiro tem condições de se preocupar apenas com seu trabalho principal e, dessa forma, contribuir muito mais com a produtividade, mantendo a cabeça livre para desenvolver ideias inovadoras.

Agora que você já sabe o que é comodato e no que esse tipo de contrato difere do outsourcing, aproveite a oportunidade para compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas também saibam!

O post O QUE É COMODATO E O QUE É OUTSOURCING? ENTENDA AS DIFERENÇAS apareceu primeiro em Blog | Premier do Brasil.

Source: Blog Posts